À luz de velas

Posted: Setembro 26, 2012 in Textos

Chuva. Frio. Cama e cobertor. Quase meia-noite. Velas. Não existe nada mais excitante do que esse conjunto de coisas e um bom livro. Vivo as mais inacreditáveis aventuras: vou até o fim do mundo, voo nas costas de corujas gigantes, passo pela cidade dos gigantes… Tudo isso sem nem sair do quarto.

A energia havia acabado e tudo que eu mais queria era fugir um pouco da minha realidade, é como dizem “a arte nos ajuda a escapar quando a realidade tenta nos matar”. Resmungos comuns de “vai dormir” sendo ignorados, um frio digno da Europa e um cobertor grosso delicioso me aquecendo. Ah! Nada melhor que me teletransportar pra um lugar que ninguém no mundo pode me encontrar.

Os livros se tornaram meus melhores amigos. Eu só os leio quando quero, me fazem viajar pra outros lugares incríveis e fazem meu coração bater descompassadamente diante de tantas aventuras. Páginas. Cada página sendo apreciada como se fosse uma obra de arte. Analisando cada vírgula, cada palavra, cara parágrafo. Uns e outros por aí dizem que estou “perdendo” minha adolescência. Pode até ser (embora eu não acredite). Mas, pelo menos, eu sei escrever um português correto (Paula Pimenta me entende!), enquanto estes, nem sabem que atônita e atômica não são a mesma coisa.

Em uma noite de setembro em que meu primeiro encontro à luz de velas foi com um livro, fiquei me perguntando “quem, em sã consciência, estaria lendo, nessa chuva, à luz de velas?”. A resposta foi instantânea: ninguém. Mas apesar de tudo, é maravilhoso saber que faço algo que assusta o resto do planeta. Porque, na maioria das vezes, é o resto do planeta que me assusta.

P.s.: Pode ter certeza que foi o melhor encontro à luz de velas que alguém já pôde ter.

Deixe uma Resposta

